TRANSPORTE RODOVIáRIO DE CARGAS

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O transporte rodoviário no Brasil

Não é segredo para ninguém o quanto que o Brasil depende do sistema rodoviário de transporte. Ele é o principal sistema logístico do país, usado para transportar mercadorias, matérias-primas, animais ou pessoas. Segundo a página oficial do Ministério das Relações Exteriores, 56% de todas as cargas que circulam no território brasileiro passam pelas rodovias, que juntas, integram uma rede de aproximadamente 1,8 milhões de quilômetros – a quarta maior do mundo, somando vias pavimentadas e não pavimentadas.
Esta história teve início na década de 1920, quando foram feitos os primeiros investimentos na infraestrutura rodoviária do Brasil. Nesta época, a industrialização do país trouxe a necessidade de maior integração do mercado e consequentemente, de maiores investimentos no transporte. Aos poucos, a malha rodoviária foi sendo implementada, principalmente, com o objetivo de ligar todos os estados à região Sudeste, que se tornava o pólo industrial. Apesar disto, foi só na década de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek e a expansão da indústria automobilística, que as rodovias se consolidaram.

  Transporte Rodoviário de cargas no Brasil

As características do transporte rodoviário no Brasil

• É o mais popular e representativo meio de transporte, entre os existentes;
• É adequado para curtas e médias distâncias;
• Possui rodovias federais privatizadas, que se encontram em boas condições, mas sujeitam os motoristas ao pagamento de pedágios. Porém, grande parte do transporte nas rodovias ainda é feito em estradas de terra ou em estado de conservação precário, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, resultando em prejuízos econômicos e acidentes;
• O produto transportado chega ao seu destino final sem precise passar por várias operações de carga e descarga;
• Oferece a possibilidade de o motorista buscar rotas alternativas de viagem.

Administração, manutenção e legislação nas rodovias

De forma geral, a administração e manutenção das rodovias brasileiras são de responsabilidade de todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal). Todas as rodovias interestaduais ou federais – aquelas que começam com a sigla BR – são mantidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), orgão que pertence ao governo brasileiro. Já as rodovias intra-municipais – de siglas RJ, MG, VT e etc – são de responsabilidade do governo de cada estado. Por fim, existem também as rodovias municipais, em que a manutenção cabe ao município.
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