O modelo de caminhão que o mercado pede

De acordo com os registros de vendas de caminhões pesados em 2015, as transportadoras e caminhoneiros autônomos estão optando por um modelo de caminhão que ofereça força, potência e robustez atrelado ao conforto e segurança do veículo.

No acumulado do ano anterior foram 18.663 unidades vendidas na categoria acima de 15 toneladas. Nessa divisão, os três primeiros modelos líderes de vendas apresentam características que se encaixam nesse padrão.

Holandês adequado aos padrões brasileiros

Recém-anunciado no Brasil, o CF85 é o caminhão pesado da DAF Caminhões. A fabricação do modelo iniciou em Ponta Grossa em 2015 e, desde o início do ano, já está disponível para venda em todo o Brasil.

Além de ser classificado como um veículo capaz de agregar conforto e desempenho, o CF é caracterizado como versátil e adequado para diversas aplicações – como cegonha, transporte de produtos químicos, carregamento de insumos agrícolas e carga fracionada.

Outro ponto forte do veículo DAF são os padrões de conforto na cabine acima da média exigidos pela montadora. O modelo é comercializado com duas opções, a Space e a Sleeper Cab, com 1,79 metros e 1,16 metros de altura interna, respectivamente. Ambas são fabricadas com o painel cockpit, que permite fácil mobilidade dentro da boleia.

A junção do espaço com fácil acesso aos comandos do painel, boa postura para dirigir, materiais que transmitem aconchego e um motor de alto desempenho permitem os caminhoneiros ficarem mais dispostos no volante e, consequentemente, terem mais atenção na estrada.

Ainda com o objetivo de oferecer melhor ergonomia, o CF possui de série o banco do motorista com ajuste inflável na altura da coluna e descanso de braço. O item também pode ser adicionado ao banco do passageiro como opcional.

As configurações do CF85 incluem versões 4×2 e 6×2, equipadas com motor PACCAR MX-13 de 360 cv ou 410 cv. O veículo tem capacidade de carga até 56 toneladas e é indicado para operações de médias e curtas distâncias.

Mais opções

 A DAF Caminhões também produz no Brasil o extrapesado XF105, com capacidade de carga até 74 toneladas. O veículo é indicado para o transporte de longas distâncias e oferecido nas versões 6×2 e 6×4. O propulsor responsável pelo XF também é o PACCAR MX-13 em opções de 410 cv, 460 cv ou 510 cv.

Imagem3

Um grande diferencial do modelo é a cabine Super Space, com 2,10 metros de altura interna. É reconhecida como uma das mais confortáveis e espaçosas do segmento e com acabamento premium. Além disso, a Super Space é produzida com painel em formato cockpit, que não invade o centro da cabine e, assim, permite maior área útil para circulação de pessoas. Outro diferencial para o motorista é o banco com Comfort Air, ajuste inflável na altura da coluna, e o descanso de braço de série, que oferecem ainda mais conforto ao motorista.

A cabine também é diferenciada por detalhes como a escada de alumínio dobrável com degraus extralargos, para acesso à cama superior, e a caixa de fusíveis no painel, que possibilitam a manutenção pelo lado de dentro. Outros itens de série são o ar condicionado, teto solar, tacógrafo digital, vidro elétrico nas duas portas, suporte para toalhas, luz de leitura, refrigerador de 42 litros, espaço para micro-ondas, mesa deslizante no painel (até 100kg) e a trava mecânica de segurança Night Lock, que evita arrombamentos da porta.

Imagem relacionada ao texto

Super Space com painel em formato cockpit

Além desta, a DAF também oferece o XF105 com as opções de cabine Comfort e Space, respectivamente com 1,50 metros e 1,73 metros de altura interna.

Conheça os caminhões DAF

Desde abril a DAF está promovendo a Caravana DAF Roda Brasil que irá rodar o país levando os caminhões da marca para perto dos clientes, caminhoneiros e frotistas. Durante o evento, que fica cerca de três dias em cada cidade, é possível fazer teste drive dos caminhões CF85 e XF105, além de receber orientações técnicas das concessionárias presentes. Ao longo do ano serão 19 cidades, entre todas as regiões do país. Para participar de umas das etapas, fique de olho no calendário:

  • DAF Eldorado – Canoas, RS – 05/07
  • DAF Auto Planalto – Guarulhos, SP – 23/07
  • DAF Via Trucks – Esmeralda, MG – 09/08
  • DAF Vitória – Serra, ES – 16/08
  • DAF Caramori – Rondonópolis, MT – 02/09
  • DAF Caramori – Cuiabá, MT – 13/09
  • DAF Caiobá Trucks – Campo Grande, MS – 20/09
  • DAF Barigui – Cascavel, PR – 27/09
  • DAF Austral – Caxias do Sul, RS – 04/10
  • DAF Borgato – Paulínia, SP – 18/10
  • DAF Somafertil – Goiânia, GO – 25/10
  • DAF Avanthy – Ananindeua, PA – 08/11
  • DAF Fornecedora – Fortaleza, CE – 16/11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *