Como funcionam as cargas fracionadas

Cargas Fracionadas – Como Funcionam

Cargas Fracionadas – Como Funcionam

As mercadorias são transportadas de um ponto a outro através de vários meios: aéreo, ferroviário, por água e caminhões. No Brasil, as circulações de mercadorias que utilizam caminhões oferecem às empresas uma grande flexibilidade a um preço relativamente baixo.  O transporte por caminhão oferece um movimento de grandes quantidades mais rapidamente. As empresas de transporte geralmente oferecem dois tipos de serviços; a carga total(completa) e fracionada. Carga Completa significa usar um caminhão inteiro, enquanto carga fracionada significa que o volume que transporta ocupa menos do que um caminhão. Envios de carga completa são envios de um caminhão cheio e de carga fracionada movem variadas mercadorias de diferentes clientes em um mesmo caminhão. Enviar cargas fracionadas pelas transportadoras possibilita as empresas contratantes um método mais rentável, pois não pagam pelo uso do caminhão completo.

Como funcionam as cargas parciais

Em uma determinada localidade funciona uma transportadora que tem um grande número de veículos que recolhem os produtos de seus clientes (ou empresa contratante), os produtos são levados para um depósito e são descarregados. Cada carga é pesada e medida, com a finalidade de criar a fatura pelo serviço. Posteriormente, as cargas são colocadas individualmente juntamente com cargas de outros clientes de mesma área geográfica como destino, em um caminhão de “saída”. As cargas fracionadas são levadas para um terminal localizado na região de destino e são descarregados.  Então, essas cargas descarregadas em terminais locais são colocadas em caminhões menores para serem entregues no destino solicitado.

Transportadoras de carga fracionada

A principal vantagem da utilização de serviços de transporte por parte de transportadoras de carga fracionada são seus custos.  O preço para uso de transportadoras de carga fracionada é muito menor do que utilizar um caminhão inteiro. Por outro lado, também é mais econômico do que contratar uma caminhoneta pequena, uma vez que estes veículos são usados ​​para uma única carga. No entanto, as caminhonetas têm como vantagem não manipular a mercadoria.

As transportadoras têm diversos clientes com diferentes destinos, permitindo-lhes que sejam as mais competitivas em determinadas rotas. Por ter um grande volume de cargas, a partir de diferentes clientes, as transportadoras podem reduzir suas taxas de transporte e oferecer preços mais baixos para usar um caminhão inteiro ou contratar uma caminhoneta. As desvantagens são que os envios demoram mais tempo para chegarem ao seu destino (mais dias de trânsito) e também são manipulados muitas vezes desde a coleta até a entrega. Se a sua empresa não têm produtos frágeis, o transporte de carga fracionada é a melhor opção em termos de custos.

3 idéias sobre “Como funcionam as cargas fracionadas

  1. adriano

    Bom dia, eu gostaria de saber quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos de uma empresa que trabalha com carga fracionada? Se for possível me esclarecer essa dúvida ficarei muito agradecido.

    Comentar
  2. Leandro das Silva Santos

    Bom dia!
    O transporte de carga fracionada é muito utilizado por empresas que cedem volumes picados para varias localidades diferentes. Por exemplo: sua empresa tem diversos clientes no estado de São Paulo que geram envios diários sendo que , para áreas distantes umas das outras ( Guarulhos, São José do Rio Preto , Cotia, Bauru). Esses envios para que sejam entregues, vai ser preciso utilizar o transporte de carga fracionada. Uma solução que pode ser implantada visando a redução no custo com o frete e melhorar o seu lead time é você unitizar as cargas de determinadas regiões que são próximas e fechar um caminhão. Nesse caso deve se observar se o valor agregado do seu material absorve esse custo. Com relação a pontos fortes do fracionado, vejo como solução para as empresas que praticam vendas fracionadas diárias pois conseguem um frete competitivo sem impactar no seu cliente. Como ponto fraco, destaco o prazo de entrega elevado e o risco de avarias nas embalagens devido ao grande número de vezes que esse material será manipulado.

    Comentar
  3. Silvestre

    Olá.
    Tenho experiência recente em distribuição física em carga fracionada urbana atividade Transportadora .
    Bom, no meu entender.
    Carga lotada ou completa/fechada entendo seria somente uma viagem de coleta e para uma entrega, é típico nas empresas. Neste caso normalmente a empresa tiver um bom volume tem a alternativa frota própria ou terceiro pois os custos normalmente é mais baixo e fácil de operacionalizar.

    É carga fracionada ou distribuição física fracionada urbana o conceito é mais complexo pois envolve muitas variáveis para operacionalizar e o ponto forte inicial é a demanda de serviços.

    Hoje a logística é acirrada no atendimento no prazo de entrega (normalmente entrega 24 horas ou 48 horas ou um pouco mais nas regiões cidades interior é a prática de mercado).

    As Empresas que atuam na atividade logística distribuição transporte carga fracionada ou express Tem comercialmente e operacionalmente definido a frequência de entrega por cidade.

    Como funciona o processo de operação transporte, neste caso veículos de pequenos portes normalmente fazem coleta de carga fracionada ou express no período da tarde em diversos clientes na cidade e no início da noite desovam as mercadorias no CD, onde passa por processo documental e operacional .

    Toda a carga fracionada viaja em seguida a noite em veículos de transferencia de grande porte até os outros CDs.

    Simplificando…
    Coleta é tarde com veículos pequeno porte…operação CD de triagem recebimento das regionais e despacho a noite…saida para transferência a noite veículo grande porte….outra ponta recebimento veículos de transferência no CDs e realiza operação de triagem para entrega direta ou operação das regionais do CD.

    O sincronismo e Operação em rede é que garante a qualidade da operação.
    Processo transportes de transferência veículos de grande porte com linhas fixas ou rotas e horários de saida e chegada bem definidas e diárias.
    Processo das regionais que atendem o CD ou pequenos CDs um raio de distância mais ou menos 200km, também com linhas fixas, veículos médio porte com horário de chegada e saída bem definida.

    Então empresa que necessita tipo de serviço carga fracionada ou express é bem mais fácil e prático contratar um serviço especializado.

    Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *