Arquivos da Categoria: Dicas

Relacionamento com o cliente e facilidade de manutenção: conjunto indispensável

Relacionamento com o cliente e facilidade de manutenção: conjunto indispensável

Oferecer atendimento de qualidade e personalizado de acordo com cada cliente é um dos principais fatores que tornam uma companhia mais atrativa em relação aos concorrentes. Independentemente de qual o tipo de serviço prestado ou produto ofertado, os consumidores esperam por benefícios, diferenciais e um bom relacionamento em cada marca.

No mercado de caminhões não é diferente. A expectativa dos frotistas é receber um bom atendimento no momento de compra do veículo, assim como durante os períodos de manutenção e possíveis reparos. E esse atendimento completo não é apenas em relação à atenção dos profissionais dedicada aos clientes, mas também, em relação ao conhecimento técnico, capacitação mecânica, nível de informação dos profissionais que os recebem e agilidade no diagnóstico e resolução de problemas.

Imagem5

Tudo em um só lugar

Outra questão que atrai os frotistas e caminhoneiros é oferecer facilidade e benefícios no dia-a-dia da operação. Sabendo dessa tendência, a DAF Caminhões trouxe ao Brasil por meio de sua rede de concessionárias a marca de peças de reposição TRP. São diversas linhas de produtos disponíveis para as diversas marcas de veículos comerciais no Brasil. Dessa forma, é possível que o frotista multimarca realize serviços de reparo de toda a frota em um só lugar, com qualidade de serviço, garantia de peças PACCAR e preço justo e competitivo.

Os profissionais da rede DAF são capacitados pela fábrica para receber diagnósticos de diversas marcas no Brasil. Assim, além de peças da qualidade, todas as concessionárias estão aptas para atender serviços de caminhões de todas as marcas com precisão e conhecimento técnico.

A TRP já atua na Europa desde 1994 e, desde 2014, está atuando no país. A distribuição está sendo feita por meio da rede DAF, que já conta com 21 unidades distribuídas pelas regiões do Brasil.

Localize a unidade DAF mais perto de você e faça uma visita!
Clique para ver o Mapa de Concessionárias DAF

O modelo de caminhão que o mercado pede

O modelo de caminhão que o mercado pede

De acordo com os registros de vendas de caminhões pesados em 2015, as transportadoras e caminhoneiros autônomos estão optando por um modelo de caminhão que ofereça força, potência e robustez atrelado ao conforto e segurança do veículo.

No acumulado do ano anterior foram 18.663 unidades vendidas na categoria acima de 15 toneladas. Nessa divisão, os três primeiros modelos líderes de vendas apresentam características que se encaixam nesse padrão.

Holandês adequado aos padrões brasileiros

Recém-anunciado no Brasil, o CF85 é o caminhão pesado da DAF Caminhões. A fabricação do modelo iniciou em Ponta Grossa em 2015 e, desde o início do ano, já está disponível para venda em todo o Brasil.

Além de ser classificado como um veículo capaz de agregar conforto e desempenho, o CF é caracterizado como versátil e adequado para diversas aplicações – como cegonha, transporte de produtos químicos, carregamento de insumos agrícolas e carga fracionada.

Outro ponto forte do veículo DAF são os padrões de conforto na cabine acima da média exigidos pela montadora. O modelo é comercializado com duas opções, a Space e a Sleeper Cab, com 1,79 metros e 1,16 metros de altura interna, respectivamente. Ambas são fabricadas com o painel cockpit, que permite fácil mobilidade dentro da boleia.

A junção do espaço com fácil acesso aos comandos do painel, boa postura para dirigir, materiais que transmitem aconchego e um motor de alto desempenho permitem os caminhoneiros ficarem mais dispostos no volante e, consequentemente, terem mais atenção na estrada.

Ainda com o objetivo de oferecer melhor ergonomia, o CF possui de série o banco do motorista com ajuste inflável na altura da coluna e descanso de braço. O item também pode ser adicionado ao banco do passageiro como opcional.

As configurações do CF85 incluem versões 4×2 e 6×2, equipadas com motor PACCAR MX-13 de 360 cv ou 410 cv. O veículo tem capacidade de carga até 56 toneladas e é indicado para operações de médias e curtas distâncias.

Mais opções

 A DAF Caminhões também produz no Brasil o extrapesado XF105, com capacidade de carga até 74 toneladas. O veículo é indicado para o transporte de longas distâncias e oferecido nas versões 6×2 e 6×4. O propulsor responsável pelo XF também é o PACCAR MX-13 em opções de 410 cv, 460 cv ou 510 cv.

Imagem3

Um grande diferencial do modelo é a cabine Super Space, com 2,10 metros de altura interna. É reconhecida como uma das mais confortáveis e espaçosas do segmento e com acabamento premium. Além disso, a Super Space é produzida com painel em formato cockpit, que não invade o centro da cabine e, assim, permite maior área útil para circulação de pessoas. Outro diferencial para o motorista é o banco com Comfort Air, ajuste inflável na altura da coluna, e o descanso de braço de série, que oferecem ainda mais conforto ao motorista.

A cabine também é diferenciada por detalhes como a escada de alumínio dobrável com degraus extralargos, para acesso à cama superior, e a caixa de fusíveis no painel, que possibilitam a manutenção pelo lado de dentro. Outros itens de série são o ar condicionado, teto solar, tacógrafo digital, vidro elétrico nas duas portas, suporte para toalhas, luz de leitura, refrigerador de 42 litros, espaço para micro-ondas, mesa deslizante no painel (até 100kg) e a trava mecânica de segurança Night Lock, que evita arrombamentos da porta.

Imagem relacionada ao texto

Super Space com painel em formato cockpit

Além desta, a DAF também oferece o XF105 com as opções de cabine Comfort e Space, respectivamente com 1,50 metros e 1,73 metros de altura interna.

Conheça os caminhões DAF

Desde abril a DAF está promovendo a Caravana DAF Roda Brasil que irá rodar o país levando os caminhões da marca para perto dos clientes, caminhoneiros e frotistas. Durante o evento, que fica cerca de três dias em cada cidade, é possível fazer teste drive dos caminhões CF85 e XF105, além de receber orientações técnicas das concessionárias presentes. Ao longo do ano serão 19 cidades, entre todas as regiões do país. Para participar de umas das etapas, fique de olho no calendário:

  • DAF Eldorado – Canoas, RS – 05/07
  • DAF Auto Planalto – Guarulhos, SP – 23/07
  • DAF Via Trucks – Esmeralda, MG – 09/08
  • DAF Vitória – Serra, ES – 16/08
  • DAF Caramori – Rondonópolis, MT – 02/09
  • DAF Caramori – Cuiabá, MT – 13/09
  • DAF Caiobá Trucks – Campo Grande, MS – 20/09
  • DAF Barigui – Cascavel, PR – 27/09
  • DAF Austral – Caxias do Sul, RS – 04/10
  • DAF Borgato – Paulínia, SP – 18/10
  • DAF Somafertil – Goiânia, GO – 25/10
  • DAF Avanthy – Ananindeua, PA – 08/11
  • DAF Fornecedora – Fortaleza, CE – 16/11

Operação rentável, eficaz e mais produtiva

Operação rentável, eficaz e mais produtiva

O principal objetivo de um Plano de Manutenção é garantir a disponibilidade do caminhão por maior tempo possível. Dessa forma, atingindo as expectativas operacionais e comerciais dos clientes e evitando paradas indesejadas e para isso é preciso ter uma operação rentável.

Outra vantagem é que o frotista e o caminhoneiro conseguem medir com mais assertividade a rentabilidade de cada veículo, além de obter melhor controle do fluxo de caixa, tornando o que antes eram custos variáveis em custos fixos. Em resumo, o custo de manutenção pode ser inserido na planilha de cálculo do frete, tornando mais fácil a gestão financeira da operação.

Contratos de Manutenção adequados à operação

Um aspecto que deve ser levado em conta e fundamental para a disponibilidade do caminhão é buscar contratos de manutenção adequados à operação levando-se em consideração: severidade da operação, rota, tipo de implemento usado, distância média percorrida, entre outros. O fato da manutenção ser realizada em uma concessionária ou oficina credenciada por montadora garante também a qualidade dos serviços e do uso peças genuínas. A garantia da marca faz a diferença nessa hora.

DAF MULTISUPORTE

Para contribuir com o sucesso da operação dos seus clientes, a DAF Caminhões Brasil oferece em sua rede de concessionárias o Contrato de Manutenção DAF MULTISUPORTE. O produto é ajustado de acordo com a necessidade do cliente, sempre com um preço da manutenção por quilometro rodado.

Atualmente são três opções de contrato:

daf_multisuporte_oleos e filtrosDAF Multisuporte Óleos e Filtros: pagamento mensal com valor fixo baseado na operação do cliente. O plano cobre as trocas de filtros de lubrificantes do motor e combustível em intervenções intermediárias (a cada 20.000 km) e intervenções completas (a cada 40.000 km). Já estão inclusos os valores de mão de obra e o DAF Assistance.


daf_multisuporte_preventivoDAF Multisuporte Preventivo
:  Além dos serviços disponíveis na versão anterior, esta opção inclui o diagnóstico e check-list detalhado do caminhão. Devido a capacitação e experiência dos profissionais da marca, é possível detectar quaisquer sinais de potenciais problemas futuros e realização de ações preventivas. Inclui ainda as revisões anuais, trocas do óleo dos diferenciais e troca do óleo da transmissão.

 

daf_multisuporte_plenoDAF Multisuporte Pleno: A terceira opção de Contrato é a mais completa. Além de incluir os serviços oferecidos nas outras versões, também abrange intervenções corretivas.

 

DAF Assistance

Vale lembrar que durante do período de vigência dos contratos o cliente dispõe do serviço de atendimento emergencial DAF ASSISTANCE.

daf_assistencia

Este é um serviço técnico especializado da DAF, operado em conjunto com a Rede de Concessionárias da marca, pronto para providenciar reparos emergenciais nos caminhões incapacitados de rodar, de maneira rápida e segura. O serviço pode ser acionado pelo número 0800 703 3360.

Como selecionar locais para customizar um caminhão

Onde customizar um caminhão

No setor alimentar, a escolha de onde customizar um caminhão pode significar a diferença entre o fracasso e o sucesso.  Obter o equipamento de cozinha para seu caminhão de alimentos é essencial para o êxito de sua pequena empresa.  Este artigo vai dar uma orientação nesta área.

Itens a ser considerados no momento de customizar seu caminhão

Uma das primeiras e mais importantes coisas antes de comprar qualquer equipamento de cozinha para o seu caminhão de alimentos é aprender as regras e regulamentos em seu próprio estado e município com relação à saúde e segurança.

Você vai precisar escolher o seu equipamento de cozinha para o seu caminhão de alimentos e decidir o que você vai vender dentro dos regulamentos. Dependendo do que estiver vendendo, você terá que primeiro escolher o tipo de caminhão adequado para seu negócio. Outra consideração é saber onde e quando você vai customizar seu caminhão de alimentos.

A vantagem da empresa do setor alimentar móvel é que você pode escolher se trabalha apenas em tempo parcial, em feiras e eventos, ou se a torna sua profissão em tempo integral.  O equipamento de cozinha comercial para seus caminhões de alimentos vai depender dessa decisão.

A alternativa mais barata seria vender alimentos e bebidas pré-cozidos e já embalados.  Isso requer boas unidades de armazenamento para ajudar a manter a comida sem que ela estrague. Outro passo é vender um único cardápio, como hambúrgueres e batatas fritas ou cachorros quentes.  Um pequeno caminhão com uma fritadeira pode ser o suficiente para iniciar seu negócio.

Se, no entanto, você gostaria de oferecer comida fria, por exemplo, delicatessen, bolos, doces e sanduíches, então você definitivamente pode precisar de um caminhão maior. Sanduíches especificamente terão de serem preparados com a mão, e precisará de muitas opções para recheios.  Isto significa que você vai precisar de muito espaço para preparação e armazenamento.

Em outro extremo, você pode precisar selecionar refeições ou alimentos que necessitam de uma maior gama de instalação de equipamento de cozinha para o seu caminhão de alimentos, a fim de atender a vários métodos de cozimento. Por exemplo, grelhar, assar, ou fazer frituras.  Neste caso você deverá ter todo o equipamento necessário, juntamente com armazenamento e superfícies de preparação satisfatórios.

Além disso, você vai precisar de pias para lavar alimentos , e refrigeradores. Além de áreas de armazenamento para outros bens e equipamentos de cozinha, como panelas ou utensílios.

Para qualquer tipo de negócio de customização de caminhão para venda de alimentos, o padrão dos equipamentos utilizados é importante para a qualidade da comida que será vendida.  Desta forma, os equipamentos de trabalho da cozinha é o investimento mais importante que você irá criar na sua empresa.  Encontrar um fornecedor confiável fará toda a diferença na forma como as pessoas vão trabalhar na coxinha do caminhão. Faça algumas análises antes e verifique todas as opções. Simplesmente porque um fornecedor é barato não significa que não vale a pena comprar nele, e só porque eles são caros não significa que eles vão oferecer-lhe o melhor.

Verifique a procedência do fornecedor, e ouça a experiência que outras pessoas tiveram com eles, para ver se eles vão oferecer-lhe um serviço confiável.  Se houver um problema na cozinha deve ser remediado diretamente, portanto, certifique-se de procurar um fornecedor que ofereça serviço de 24 horas.

Saiba como receber notificações da Sontra Cargo em seu computador

Receba notificações da Sontra em seu navegador

Em janeiro desse ano, lançamos a extensão para Google Chrome. Essa ferramenta permite que você receba notificações da Sontra na tela do seu computador, mesmo que não esteja com a página aberta ou até mesmo com seu navegador (Chrome) aberto.

Nós criamos essa ferramenta para que o usuário, caminhoneiro ou transportadora, não precise ficar com o site aberto o tempo todo para saber se um novo caminhoneiro ficou disponível ou se recebeu uma mensagem no chat.

Veja como funciona

notificações no browser

Para você que é caminhoneiro, basta fazer uma busca por carga no aplicativo ou pelo site que a ferramenta de notificações passará a lhe mandar cargas similares à sua busca diretamente em seu computador. Caso alguma transportadora lhe envie uma mensagem, você também receberá.

Para você que é transportadora, basta entrar no site, cadastrar sua carga e toda vez que um caminhoneiro novo ficar disponível ou enviar uma mensagem pelo chat, você receberá a notificação.

Como faço para instalar

1º – É simples! Basta entrar no link. CLIQUE NESTE LINK (não funciona se você estiver no celular)

2º – Irá abrir essa janela no seu navegador. Clique no botão + USAR NO CHROME conforme indicado.extensãochrome

 

 

 

 

3º – Clique no botão “Adicionar Extensão”

confirmação de extensão

 

 

 

 

 

4º – Um ícone vai aparecer ao lado de onde você digita o endereço dos sites. Clique no link e faço o login no site da Sontra. Pronto! Você já estará recebendo as mensagens.

iconege

 

 

Qualquer dúvida na instalação, entre em contato conosco: 11 2813-0477

 

 

Saiba quanto custa manter um caminhão

O custo médio para manter um caminhão

Dizem que experiência é um fator determinante na condução de um caminhão. Mas saber qual o custo médio de um caminhão, os custos de manutenção, sua desvalorização natural e a carga de impostos são informações importantes e necessárias para cuidar bem do seu veículo. Por isso no post de hoje veremos quanto custa em média manter um caminhão (manutenção, desvalorização, impostos e etc…)

1- Custo médio do caminhão

Segundo o manual da NTC, os custos podem ser variáveis e giram em torno do combustível, que representa 65% dos custos. Depois temos os pneus, as câmaras, as recapagens, as peças, o material de oficina, o óleo do cárter, o óleo do câmbio e do diferencial, a lavagem e engraxamento, e por aí vai… O que é considerado como custo fixo é a depreciação do valor do caminhão e do implemento, assim como a remuneração do capital, o emplacamento e o IPVA. No rol dos impostos também entra o seguro obrigatório (DPVAT), o seguro de “casco” e o seguro contra terceiros. Sem contar os salários e encargos de motorista e ajudantes, mais os salários e encargos de oficina. Realmente, o proprietário do caminhão precisa estar preparado para essa quantidade de gastos e considerar todos esses custos.

2- Manutenção de caminhões

Fazer a manutenção preventiva do seu caminhão sempre sairá mais barato que um conserto eventual. Um conserto não planejado de um caminhão custa de cinco a dez vezes mais que uma manutenção planejada.  Algumas montadoras também afirmam que 80% dos consertos não planejados poderiam ter sido evitados com uma manutenção preventiva. Todos os dias, segundo as fábricas e revendedoras de caminhões, o caminhoneiro brasileiro está ficando mais consciente da necessidade de cuidar bem do seu caminhão pra evitar maiores gastos. O caminhoneiro já percebeu que não deve deixar para depois, a revisão realmente precisa ser feita a cada período. O maior problema hoje são os empresários que, quando tem uma baixa nos lucros, o primeiro custo que pensam em cortar é justamente o da manutenção. Mas precisa ficar claro para eles que adiar uma troca de peça ou revisão ou não fazê-la, não significa uma economia. A manutenção de reparo é muito mais cara que a manutenção preventiva. Já dizia aquele ditado: ” É melhor prevenir do que remediar “.

3- Perda de valor do caminhão  

Ainda considerando os custos fixos, a perda de valor do caminhão tem sua importância particular. O cálculo tradicional é de que o caminhão perde 20% do seu valor original por ano. É dessa forma que as empresas declaram o imposto de renda a cada ano. Ou seja, você deve contar com uma diminuição de 20% do valor declarado na compra. No mercado de usados, a diminuição pode ser ainda maior porque existem marcas onde os usados têm mais valor de revenda e outras não.

Por fim, o que fica claro é que o proprietário de um caminhão precisa ter em conta muitos detalhes de custo, manutenção e carga tributária para livrar-se de maiores problemas futuros e conseguir manter o seu caminhão sem prejuízos.

Dicas de manutenção para o seu caminhão

Manutenção do seu caminhão: Dicas do que você deve ou não fazer

A manutenção do seu caminhão é algo essencial, pois é ela quem garantirá sua segurança e também evitará que você passe por problemas indesejados na estrada. Mas o que é preciso fazer ou evitar na manutenção do seu veículo para que tudo fique dentro dos conformes? Se você tem dúvidas em relação á isso, fique atento ao nosso artigo onde explicaremos tudo o que você deve ou não fazer na hora de efetuar a manutenção do seu caminhão. Confira:

Antes de tudo, faça uma manutenção preventiva

Já dizia o sábio ditado que é melhor prevenir do que remediar, portanto, fazer uma manutenção preventiva é uma maneira de se antecipar para evitar possíveis problemas que você possa ter futuramente. Além disso, muitas vezes há problemas no veículo que não dão sinais visíveis, por isso a manutenção preventiva irá ajudar a identifica-los antes que eles se manifestem de uma forma pior e que possa comprometer sua viagem.

Nunca ignore a fumaça

Muitas vezes, identificamos uma fumaça suspeita saindo do escapamento, mas não damos muita atenção por achar não ser nada de mais. Mas a verdade é que qualquer fumaça que aparece do nada pode ser o alerta de que alguma coisa está errada. Portanto, caso isso aconteça, não ignore e procure logo um profissional que possa dar uma olhada no veículo e dizer o que está acontecendo.

Não se esqueça de prestar atenção no óleo

A troca de óleos periodicamente é muito importante, mas, além disso, é preciso prestar muita atenção na coloração e aspecto do óleo que está sendo retirado, uma vez que ele apresente muita sujeira ou resíduos, podem ser o alerta de que existe alguma irregularidade nos imãs do motor do veículo. Caso você note isso, também é preciso procurar um profissional para dar uma avaliação precisa do que possa estar ocorrendo.

Fique atento aos ruídos na marcha do câmbio

Outro detalhe que pode passar despercebido do dia a dia são ruídos ou irregularidades no câmbio do seu caminhão. Eles podem ser o indicativo de algum problema sério na marcha, portanto caso você sinta alguma mudança ao manejar o câmbio ou ouça sons estranhos durante a troca de marchas, procure um profissional.

Dê ouvidos ao que o fabricante diz

Tudo o que o fabricante recomendar para que você tenha o melhor aproveitamento e desempenho do seu veículo é válido. Dê ouvidos á todas as recomendações, principalmente para conservar melhor seu caminhão e garantir que ele dure muito mais.

Trabalhe sempre com peças originais

Na hora de trocar ou substituir alguma peça, preze sempre por produtos originais, com o aval do fabricante do seu veículo. Isso garante a credibilidade de que você está adquirindo peças boas e seguras.

Fique alerta para os pneus cantando

Pneus cantando com frequência podem indicar desgaste ou algum outro problema, por isso procure realizar sempre a manutenção das rodas e pneus e caso comece á ouvir os pneus cantando mesmo sem estarem desgastados, procure uma oficina para que um profissional possa identificar o problema e solucioná-lo. Aliás, qualquer som diferente vindo não somente dos pneus, não deve ser ignorado, pois eles podem ser um sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria. E reforçando o que já dissemos anteriormente, é sempre bom buscar a ajuda de um profissional.

Seguindo essas dicas do que você deve ou não fazer na hora de efetuar a manutenção do seu caminhão você certamente irá garantir muito mais desempenho, segurança e conforto para você em todas as suas viagens.

 

Quando e porque utilizar o mecanismo do freio motor do seu caminhão

Quando e porque utilizar o mecanismo do freio motor do seu caminhão.

Ter um veículo como um caminhão por exemplo, exige certos cuidados e responsabilidades. No caso de quem possui um caminhão, um destes cuidados que exige maior atenção está em saber da importância da utilização do freio motor do veículo. É um sistema que proporciona a redução da velocidade do veículo com maior segurança e estabilidade.  Saber as situações e motivos para a utilização  do recurso desse tipo de freio é fundamental, por isso vamos explicar abaixo quando e por que utilizar o freio motor do seu caminhão. Confira:

Quando devemos utilizar?

Muita gente acredita que utilizar o freio motor na descida poderá gerar gastos de combustível, desgaste das peças ou ainda forçar o motor do veículo, mas isso é apenas mito. A verdade é que a utilização dele, com a finalidade de promover a redução ou manter a velocidade do caminhão quando estiver em uma descida é muito eficiente. Uma vez que na descida, não existe a necessidade de acelerar o veículo, consequentemente não haverá também  o consumo desnecessário de combustível. Também não gera o desgaste de peças e quanto ao que costumam dizer em relação ao motor, o efeito na verdade é  contrário, pois a utilização do freio motor garante que as lonas de freio e tambores sejam preservadas, aumentando sua vida útil.

Por que devemos utilizar?

O uso do freio motor no seu caminhão possui diversos benefícios. Ao utilizá-lo, estamos garantindo maior segurança e eficiência na hora de reduzir a velocidade do seu caminhão e irá auxiliar principalmente em momentos que exigem maior atenção como no caso das descidas longas em ruas, avenidas, estradas e também em situações de emergência, poupando o freio de serviço.

Agora que você já sabe quando e por que utilizar o freio motor do seu caminhão, faça um bom uso dele e tenha maior segurança, estabilidade, economia e benefícios para você e seu caminhão.

40 dicas para sair da rotina no fim de semana

40 dicas para sair da rotina no fim de semana

Hoje é sexta-feira e é mais uma semana rodando pelas estradas brasileiras. Fretes após frete, ficar fora de casa, esperar para descarregar e problemas na estrada, são coisas estressantes do dia a dia do caminhoneiro. Mas ainda bem que amanhã começa o FINAL DE SEMANA. Quem não gosta? Por isso separamos algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar.

Quando chega o fim de semana é sempre as mesmas dúvidas:

-O que fazer?

-Para onde ir?

E acabamos fazendo sempre a mesma coisa. Por este motivo que a nossa equipe pensou em 40 dicas do que fazer no final de semana.  Então se você for ficar em casa, aproveite algumas das dicas e saia da rotina.

1) Lavar o caminhão

2) Fazer pequenos reparos no caminhão

3) Ver alguns vídeos no youtube (Recomendamos o canal “Diário de bordo de um caminhoneiro”

4) Ir ao cinema

5) Jogar bola com os amigos

6) Fazer um churrasco e chamar os amigos (menos o “cunhado”..rs)

7) Ver um jogo de futebol no estádio

8) Ir a um parque aquático

9) Fazer um piquenique no parque com a família

10) Andar de bicicleta

11) Ir a praia

12) Sair para comer uma pizza

13) Jantar em um bom restaurante com a esposa/marido

14) Ir ao zoológico

15) Ir ao circo

16) Jogar boliche

17) Pescar

18) Ir ao ensaio de uma escola de samba

19) Fazer um jantar especial para a família

20) Ajudar alguém que precisa

21) Ir a igreja

22) Assistir uma peça de teatro infantil com o(s) filho(s)

23) Ir a um parque de diversões

24) Andar de Kart

25) Jogar Paintball

26) Visitar a família

27) Passear no shopping com a esposa – sem reclamar. =)

28) Visitar o site da Sontra Cargo =)

29) Ir a um show de stand-up

30) Visitar um museu

31) Ir em uma feira de artesanato

32) Fazer pequenos reparos em casa

33) Fazer um curso online

34) Ler um livro

35) Pular de paraquedas

36) Fazer mergulho

37) Ir a um clube de tiro

38) Caminhar na praia

39) Fazer uma tatuagem

40) Aprender a dançar

Dicas para fazer uma viagem segura de caminhão

Dicas para fazer uma viagem segura de caminhão

Quando pegamos a estrada tudo o que desejamos é fazer uma viagem segura de caminhão e chegar ao nosso destino bem. Entretanto para que isso aconteça é preciso estar atento a certos fatores, como a manutenção preventiva do veículo.

A manutenção preventiva de um caminhão não leva mais que 20 minutos e pode ser a garantia de uma viagem segura de caminhão e de que você chegará ao seu destino sem sustos.

Por isso, veja algumas dicas para fazer uma viagem segura de caminhão:

  • Dicas para fazer uma viagem segura de caminhão: no veículo

– Verifique os freios, cuícas, mangueiras e óleo de freio.

– Verifique se possui toda documentação necessária para a viagem como habilitação, nota fiscal da carga e etc.

– Verifique a suspensão.

– Confira o estado da quinta-roda e seus componentes.

– Com a ajuda de um mecânico verifique a carga da bateria para assegurar-se de que não haverão problemas elétricos.

– Confira o alinhamento dos pneus e também a calibragem, inclusive do estepe.

– Teste as luzes do veículo, tais como lanterna, faróis, luz de freio e setas.

– Veja o nível de óleo no motor.

– Assegure-se que os limpadores de para-brisa estão em condições.

  • Dicas para fazer uma viagem segura de caminhão: no trajeto

– Faça paradas regulares para descansar, principalmente se a viagem for longa. Tire 15 minutos a cada 2 horas em um lugar seguro. O ideal é programar esses pontos antes mesmo de sair.

– Deixe o caminhão sempre à vista e nunca destrancado.

– Respeite sempre a sinalização e também as regras de direção defensiva, não ultrapassando a velocidade permitida nem fazendo ultrapassagens perigosas.

– Evite dar carona à pessoas estranhas por mais tentador que possa parecer uma companhia para viajar.

– Evite dar informações sobre a sua carga ou seu destino à pessoas estranhas.

  • Dicas para fazer uma viagem segura de caminhão: em caso de assalto

– Sempre mantenha-se calmo e avise sobre qualquer movimento que vá realizar.

– Evite fazer perguntas e seja colaborativo respondendo aquilo que lhe perguntarem sempre.

– Não fique encarando os ladrões tampouco desafiando-os.

– Não reaja, nem mesmo se você estiver armado pois isso inclusive é proibido.

– Fique sempre atento ao que está acontecendo para poder dar à polícia o máximo de informações precisas.

– Sempre registre uma ocorrência sobre o acontecido nunca subestimando o fato.

Além de todas essas dicas, outra dica muito importante para ter uma viagem segura de caminhão é ter sempre à mão com você os números de telefone importantes para a sua viagem.

Esses números podem ser de guincho, da polícia, dos bombeiros, da empresa que vai receber a carga ou mesmo de alguém conhecido em alguma cidade por onde você vai passar.

Seguindo essas dicas certamente você terá uma viagem segura de caminhão.

SONTRA-CARGO-FRETE-CARGA-HORIZONTAL